domingo, 15 de maio de 2011

Experimente dizer sim

E fiquei com aquela frase na cabeça: Porque não dizer sim, Fernanda?
----------------
Tudo surgiu pq ela comentou pra mim do filme estrelado pelo Jim Carrey, que se chama Sim Senhor(fui atrás do nome). A história é a de um cara que vive frustrado achando tudo uma droga: o emprego, as mulheres, os amigos, a vida, enfim. Só que, quanto mais reclama, mais vai afastando as pessoas e mais frustrado fica. No filme, o tal personagem do Jim – que por acaso se chama Carl – começa a perceber que estava fazendo isso quando topa participar de uma seita maluca em que as pessoas são convidadas a dizer “sim” pra tudo. Apesar de entrar nas maiores roubadas, seu novo comportamento colabora para que tudo ao redor fique mais divertido: o trabalho, os amigos, as garotas... Ele descobre novos hobbies, se abre para conhecer gente nova, passa a olhar mais de perto o problema dos outros e ajuda como pode. Com tudo isso, volta a sorrir, experimentando uma felicidade que jamais sonhou em conhecer.
É claro que não se trata de sair por aí dizendo “sim” a tudo e a todos, o que só dá certo no filme mesmo. Mas, talvez, de ter uma atitude mais positiva perante a vida. Isso eu acho que funciona. Significa sorrir mais, olhar a vida com mais curiosidade, tentar julgar menos as pessoas que se aproximam de você, dando uma chance a elas de mostrar quem realmente são antes de ignorá-las ou tratá-las com indiferença. Isso vale também para os meninos. Dizer sim à vida é descobrir que ela oferece uma montanha de possibilidades, é só a gente abrir bem os olhos e tentar enxergar mais longe. Sonhar e fazer planos é uma maneira de sair do tédio, da frustração, da raiva de si mesma, de tudo e de todos. Até as coisas chatas, as obrigações do dia-a-dia, podem deixar a gente menos estressada se adotarmos a tal mudança de comportamento do Carl.
-----------------
Obrigada pela dica Junice, acredito que é isso que tb estava faltando, refleti sobre essa pergunta esses dias... E confesso que já me dei o prazer de dizer sim, quando queria dizer não e ver o que acontecia de diferente, é interessante, é curioso, saímos do "nosso" senso comum...descobrimos o novo...mudamos...

Um comentário:

  1. Acabei de assistir esse filme e vou tentar seguir esse novo estilo de vida.
    Vou abandonar o "não" de vez e descobrir como é uma vida com mais "SIM".

    ResponderExcluir